-
Se tem ou gostaria de ter um animal de estimação, como um cão ou um gato, provavelmente, já deu por si a pensar como lhe proporcionar a melhor vida possível. Alimentá-lo, dar-lhe muitos mimos e levá-lo ao veterinário sempre que for preciso foram, provavelmente, as primeiras “tarefas” em que pensou.
-
A saúde do seu animal de estimação passa, em parte, por uma higiene adequada. Esta é essencial, quer quando está em casa, quer quando vai à rua. O banho e a escovagem são importantes, mas, muitas vezes, insuficientes.
-
Dar banho ao cão/gato – sim ou não? A partir de que idade? E com que frequência? Estas são algumas dúvidas que, por vezes, os donos dos animais têm sobre a higiene dos mesmos.
-
As unhas são uma das “ferramentas” da vida dos gatos – é, em parte, graças às mesmas que trepam até locais altos, caçam e, em caso de necessidade, se defendem.
-
Quando se fala em cortar as unhas a animais de estimação, é comum pensar-se, de imediato, nos gatos. Mas este cuidado, por norma, também deve ser assegurado em cães.
-
É possível que já tenha tido dúvidas sobre a melhor forma de alimentar o seu animal de estimação. Dieta caseira ou ração? Seca ou húmida? Uma ou várias vezes por dia? Em que quantidades?
-
76% dos gatos estão acima do peso ideal. De facto, o excesso de peso, que se traduz por um peso corporal superior a 15% do ideal, é uma realidade cada vez mais observada nas clínicas e hospitais veterinários, um pouco por todo o mundo.
-
Há muito que as sobras das refeições familiares deixaram de ser adequadas para os animais de companhia. Isto porque não cobrem todas as necessidades nutricionais próprias das várias raças e das sucessivas fases de crescimento e desenvolvimento, podendo até fornecer aos animais alimentos que contêm substâncias nocivas para a sua saúde. Já para não falar que cães e gatos têm exigências nutricionais diferentes.
-
Agora que o seu animal de estimação perdeu a fogosidade dos primeiros anos, isso não significa que a sua atividade tenha terminado. Antes pelo contrário…